métodos

* Estranhar o Ambiente: ponto de partida para a prática metodológica *

Estudos em Psicologia Ambiental tem como foco a relação entre pessoa e ambiente (RPA). Essa afirmativa é o ponto de partida para escolher um tema pesquisa dentre as múltiplas possibilidades da área. Como trazer ao campo prático essas intenções de pesquisa?

É nesse momento que o conhecimento sobre metodologia entra em ação: escolher o método (do grego, meta hodós– o caminho para algo) adequado a sua pergunta de pesquisa para a coleta de dados mostrará se a proposta é aplicável ou se pode ainda ser reformulada, para levar a melhores resultados.

Por ser uma área com muitas interfaces (Geografia, Sociologia, Arquitetura, etc.) e também por estudar principalmente uma relação (RPA) é importante buscar um modelo de interligação, integrando métodos centrados na pessoa (como entrevista e auto-relato) e métodos centrados no ambiente (como mapeamento comportamental e vestígio de comportamentos), até para evitar que apenas um aspecto do problema seja contemplado (viés metodológico).

Integrar conhecimentos de natureza diferente é uma proposta muito interessante, mas para ter sucesso nessa empreitada é preciso treinar o olhar, procurando nuances, observando detalhes; em outras palavras estranhar o ambiente, mesmo que este seja muito familiar!

Quem dentre nós anda por aí se perguntando por que tantas pessoas caminham na ciclovia ao invés de usar a calçada ao lado? Este é um bom lugar para se colocar uma lixeira? Porque o fluxo de pessoas de um dos lados do ICC é sempre muito mais intenso que do outro? Bom, se não fazemos isso é melhor começar, pois essa capacidade de não naturalizar o que ocorre ao nosso redor, e quiçá estar menos sujeitos a enviesar nossas pesquisas, pode contribuir positivamente com a nossa formação.

————————————————————————————————-

A Veruska pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

Um pensamento sobre “* Estranhar o Ambiente: ponto de partida para a prática metodológica *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s