processos básicos

* Wayfinding *

Tradicionalmente, Wayfinding refere-se às técnicas de localização de rotas pouco utilizadas (ou nunca utilizadas) por viajantes terrestres ou marinheiros. Mapas e bússolas ajudam na utilização destas técnicas.

Contudo, o urbanista Kevin Lynch redefiniu este conceito e colocou-o como: “O uso consistente e organizado dos estímulos sensoriais do ambiente externo”. Foi o psicólogo Romedi Passini, em 1984, quem trouxe o conceito mais á luz para a psicologia, trazendo-o para as dimensões das sinalizações de trânsito, comunicações gráficas entre outros.

22

Um projeto bem sucedido de Wayfinding permite às pessoas determinar sua localização dentro de um ambiente, determinar seu destino entre outros. Dentro do Wayfinding, encontramos alguns elementos indispensáveis, como caminhos, marcadores, bordas e zonas/distritos.

lista chãoO sistema de circulação é providencial dentro da organização de um prédio, por exemplo. Os indivíduos se utilizam dos sistemas de circulação para construírem mapas mentais. Os marcadores, como o próprio nome já revela, servem para marcar alguma localidade. Podem ser arcos, monumentos, banners, quiosques, algum tipo de arte etc. Os marcadores servem como pontos de referência dentro das construções, facilitando a localização. Bordas são importantes, pois determinam aonde uma área começa ou termina. Pode-se fazer isso utilizando-se de elementos simples, como usar marcações táteis nos corrimões, para informar às pessoas as mudanças nas condições. Zonas/distritos são regiões com um caráter distintivo que ajudam na localização do lugar. Um exemplo disso é o topo do prédio Conjunto Nacional, que divide seus setores por cores.

wayfinding2Existem também os chamados elementos gráficos do Wayfinding. A informação gráfica é uma forma direta de auxílio para os indivíduos encontrarem seus destinos. São quatro elementos: a Orientação (que abrange mapas, plantas do local etc); a Informação Direcional (que inclui placas com setas ou botões do elevador); Identificação de Destino (é informada já no ponto de destino, inclui número de chão e identificadores de sala); e a Situação e Identificação de Objetos, que visa informar sobre ameaças locais e identifica objetos, como por exemplo extintores de incêndio.

Wayfinding, apesar de ser um conceito recente, mostra-se extremamente útil e largamente utilizado no nosso dia-a-dia, apesar de nem sempre ser bem utilizado, seja em hospitais, empresas ou escritórios

————————————————————————————————-

O Tiago pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

2 pensamentos sobre “* Wayfinding *

  1. Encontrei esse vídeo mostrando problemas com caminhos de piso tátil para cegos em São Paulo. Apesar de não ser exatamente sobre o que o texto fala, eu achei que é relacionado, já que esses pisos táteis são os caminhos que guiam os deficientes visuais. Em vez de se guiar pelas cores eles se guiam por relevos no piso que os direcionam. http://www.youtube.com/watch?v=uZ8YemVLc3w

  2. O wayfinding é muito importante para a arquitetura, principalmente em ambientes grandes, como hospitais, escritórios ou shoppings.
    Eu, particularmente, tenho um sério problema de me localizar em shoppings como o Parkshopping, Iguatemi ou Conjunto Nacional, mesmo tendo frequentado diversas vezes. Ultimamente, com os mapas do Conjunto Nacional e os mapas e sinalização recém instalados no Parkshopping, a localização se tornou um pouco mais clara. O que diferencia de shoppings como o Pátio Brasil, o Brasília Shopping ou o Pier, a meu ver, é a dificuldade em criar um mapa desses lugares. O Pátio Brasil, por exemplo, é praticamente simétrico nos dois eixos, com a circulação vertical nos cantos e no centro, o que facililta em muito a localização, sem necessidade de mapas.
    Mais do que simplesmente boa sinalização, é desejável que os espaços estejam com uma disposição lógica de fácil apreensão aos usuários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s