transporte

* Masdar City e seu sistema de transporte *

Masdar City é um projeto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Seu núcleo é uma cidade planejada, que está sendo construída pela Companhia Energética de Abu Dhabi Future, com a maioria do capital fornecido pelo governo de Abu Dhabi, com aproximadamente 700 hectares de área. Desenhado pela empresa arquitetônica britânica Foster and Partners, em 2007, a cidade contará apenas com a energia solar e outras fontes renováveis de energia.
O objetivo é criar a primeira cidade que tenha: zero emissão de carbono; zero desperdício; transporte sustentável; uso de materiais locais e sustentáveis; alimentos locais e sustentáveis; preservação da fauna e flora local e etc.

40821

Vista Prevista para Masdar City.

Masdar está localizada a 17 quilômetros da cidade de Abu Dhabi, ao lado de Abu Dhabi International Airport.
Ela acolhe a sede da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e foi projetada para ser um centro de empresas de tecnologia limpa. Seu primeiro inquilino é o Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia, que atua na cidade desde que se mudou para seu campus em setembro de 2010. A previsão de total de ocupação era para o ano de 2016, mas essa data já foi adiada para 2025.
De forma a responder uma das maiores prioridades do projeto de Master City, ser uma comunidade focada no pedestre, foi proposto um sistema de transporte bem distinto. Além dos “tradicionais” ônibus elétricos, o metrô de Abu Dhabi possuirá algumas linhas que passaram pelo centro de Masdar, o que servirá como ligação entre as duas cidades. O que diferencia o transporte são os Personal Rapid Transit, PRT, um veículo automático não-pilotável, elétrico, sustentável e que substitui os táxis. Veja o vídeo a seguir: http://
http://www.youtube.com/watch?v=PB_5TBZQNRY&feature=player_embedded
O projeto inicial considerava que os automóveis seriam proibidos dentro da cidade, ou seja, os automóveis particulares seriam estacionados nos perímetros da mesma e a pessoa usaria o PRT para locomover-se nela. Depois de uma revisão, está previsto que carros elétricos possam rodar pela cidade, como os carros Mitsubishi i-MiEV elétrico que constituem parte de um piloto de um ano para testar uma solução de transporte ponto-aponto para a cidade como um complemento para o PRT.

transportation_new

Projeto Piloto: Veículos elétricos em Masdar Institute

Achei interessante a implantação e o planejamento de uma cidade que fosse totalmente sustentável no seu meio de transporte. Infelizmente, ao pesquisar pela internet, vi que estes planos iniciais até agora não se concretizaram por completo, talvez por falta de verba, e que a construção da cidade está bem atrasada, mas a iniciativa de buscar novas soluções, é totalmente válida.

Mapa com a localização de Masdar City em relação a Abu Dhabi. Na segunda imagem, aárea da prevista cidade. Na última, imagem do Google Earth de 2012, mostrando como a
cidade ainda está praticamente inacabada.

Mapa com a localização de Masdar City em relação a Abu Dhabi. Na segunda imagem, a
área da prevista cidade. Na última, imagem do Google Earth de 2012, mostrando como a
cidade ainda está praticamente inacabada.

————————————————————————————————-

A Mariana pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

6 pensamentos sobre “* Masdar City e seu sistema de transporte *

  1. Achei o projeto sensacional, tinha que ser em Abu Dhabi. Outras cidades já possuem sistemas de transportes bem modernos e funcionais, como é o exemplo de Seul
    http://mundopossivel.wordpress.com/2010/08/25/sistema-de-transporte-publico-de-seul-e-exemplo-para-as-grandes-cidades/
    Iniciativas como essa de Abu Dhabi (mesmo que demorem á sair do papel) mostram que existe uma preocupação tanto levando em conta a sustentabilidade quanto o transporte.
    Me pergunto quanto isso chegará no Brasil…

  2. Centrar o planejamentoda cidade no pedestre já é um ponto muito forte a favor do sucesso desse empreendimento, mesmo que as condições necessárias para concretizá-lo na íntegra sejam difíceis de serem “reunidas” ele desde o princípio foge à lógica vigente de construção centrada nos automóveis particulares, que tem se mostrado ineficiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s