desastres e planos de contingência

* Visualizando a essência do risco – o modelo Bow Tie *

Nenhum indivíduo em nenhum contexto está inteiramente livre de potenciais danos ou ameaças físicas. No dia a dia estamos constantemente sugestionados a perigos no ambiente, mesmo que não nos demos conta deles. Em alguns contextos porém estes riscos são muito maiores e mais ameaçadores, tais como usinas nucleares, estações de gás e óleo, estações marítimas, hospitais, aviação e mineração. Tais contextos têm recebido uma atenção especial de inúmeros profissionais ligados ao manejo de risco, levando em consideração o tamanho do dano que um defeito nestes contextos poderia gerar. Dentre diversos modelos utilizados pelos profissionais para controlar melhor os ricos de determinado ambiente existe o modelo “bow tie”, ou gravata borboleta.

1-s2.0-S0925753509002045-gr1

No modelo bow tie o manejo de risco de determinado evento é pensado de forma que sejam identificados os antecedentes e as consequências do evento danoso. Pensar sobre os antecedentes de um evento danoso é útil pois permite o levantamento de medidas de prevenção, fazendo com que seja mais improvável que o evento ocorra. Ao mesmo tempo é útil identificar as consequências que determinado evento pode causar, pois caso todas as medidas de prevenção falhem e o evento de fato ocorra é preciso estar preparado para reduzir suas consequências danosas. image_65168_1_8114

Tal modelo se mostra bastante eficiente no que diz respeito a entender a essência de determinado risco, identificando seus antecedentes e suas consequências. O modelo parece ser tão bem utilizado que existem até mesmo softwares na internet em que você pode montar seu próprio diagrama no estilo bow tie.

————————————————————————————————-

O Renan pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s