populações especiais - crianças

* Unicef, Amiga das Crianças *

Quando se fala sobre a facilitação de acesso e adaptação de lugares às necessidades de grupos especiais, geralmente o foco é voltado para deficientes, idosos e gestantes. É muito importante que as cidades e seus espaços, principalmente os públicos, se adaptem para tornar mais confortável a ida, vinda e permanência desses grupos. Porém, muitas vezes isso não acontece, e, principalmente, existe um grupo que constantemente é deixado de lado quando se toma esse tipo de resolução e que sofre imenso impacto por esse descaso. São as crianças.

post1

 

Hoje em dia, na maior parte dos centros urbanos brasileiros, não existem espaços seguros para o trânsito de crianças sozinhas.  Além disso, os únicos locais que são realmente voltados para elas são os parquinhos, que mesmo assim, muitas vezes são abandonados à sorte e se tornam locais perigosos.

É preciso se ter em mente que uma criança, um ser em pleno desenvolvimento, também precisa ter seu espaço, e que é responsabilidade do governo garantir que isso aconteça, pois as crianças são os adultos do futuro e o melhor é garantir que tenham uma infância saudável.

Pensando nisso e na saúde da sociedade, cujo melhor indicador é a saúde da criança, a UNICEF lançou, em 1996, a Iniciativa Internacional Cidades Amigas das Crianças.

post2

 

Segundo o site da UNICEF, “uma cidade da criança  tem por objetivo garantir que sejam respeitados os direitos da criança a serviços essenciais de saúde, educação, abrigo, água limpa e instalações sanitárias decentes, e proteção contra violência, abusos e exploração. Busca também aumentar o poder de cidadãos jovens para que possam tomar parte nas decisões sobre sua cidade, expressar sua opinião sobre a cidade em que desejam viver e participar da vida familiar, comunitária e social. Promove os direitos da criança a andar sozinha nas ruas com segurança, encontrar amigos e brincar, viver em um ambiente não poluído, com espaços verdes, participar de eventos culturais e sociais e exercer sua cidadania em condições de igualdade em sua cidade, com acesso a todos os serviços, sem sofrer qualquer tipo de discriminação.”

post3

 

A iniciativa já foi implantada em várias cidades da Europa, além do Equador, Filipinas e África do Sul. Em novembro do ano passado, a cidade de Campina Grande, na Paraíba, foi a última cidade brasileira a receber o selo da UNICEF. A iniciativa contempla principalmente cidades do nordeste brasileiro, além do Espírito Santo e Minas Gerais.

————————————————————————————————-

A Carolina pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

3 pensamentos sobre “* Unicef, Amiga das Crianças *

  1. Aqui no Brasil temos um trabalho bem bacana desenvolvido pela Fundação Abrinq, uma organização há 23 anos luta para que os direitos das crianças e adolescentes sejam devidamente respeitados.Entre os seus diversos projetos estão: “Vote em um presidente amigo da criança”, “Doe um amigo” e “Adotei um sorriso!

    Entre suas principais preocupações estão: garantir segurança, saúde educação para todas as crianças. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho fantástico da organização pode ver o vídeo abaixo ou entrar no site deles: http://goo.gl/JtVHi

  2. A rede Aliança pela Infância é um movimento mundial que procura trabalhar em prol dos cuidados e educação para crianças.
    Esse tipo de movimento é fundamental para o desenvolvimento da criança em um ambiente saudável e é um exemplo de como a criança tem conquistado seu espaço onde antes era tudo muito limitado para elas. O link abaixo é uma proposta de trabalho sobre os espaços públicos para as crianças

    http://www.aliancapelainfancia.org.br/areas_atuacao_detalhe.php?id_area=7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s