ambientes específicos - trabalho

* Inovação no ambiente de trabalho *

Quando se pensa em ambiente de trabalho, tradicionalmente uma imagem de um escritório com uma mesa, telefone e anotações vêm logo á mente. Talvez também um chefe vestido de terno e com a cara carrancuda. Essa é a realidade de muitas empresas, porém não de todas.

Cada vez mais, grandes empresas adotam “estilos” diferentes de abordagens, levando em conta principalmente o ambiente. Talvez a mais famosa empresa dentre elas seja a Google. Tudo, desde as cafeterias, ambientes para pensar e ambientes para reunião são uma atração á parte. E as novidades não aparecem somente nos ambiente em si, mas também nos acessos á eles. Como exemplo, temos tobogãs e escadas semelhantes às utilizadas no corpo de bombeiros ligando dois pisos do prédio.

google-2-toboga

Os funcionários tem extrema liberdade para utilizarem todos os recursos de divertimento ou relaxamento que a empresa lhes oferece. Mas existe também a cobrança e talvez por isso a empresa funcione tão bem. Os prazos devem ser cumpridos sempre. A empresa dá 20% de trabalho dos funcionários para que eles utilizem para proveito pessoal, além de outros 10% de tempo livre absoluto.

google-7-sinuca

Exemplos como esse mostram que é perfeitamente possível aliar um bom ambiente de trabalho, oportunidades de divertimento para os funcionários e ótimos resultados. O Google adota todos estes elementos e ninguém discute que são eficazes. A empresa sempre figura entre as mais inovadoras e bem sucedidas do mundo há anos.

Sinuca, pebolim, camas para massagem, quartos com jogos, cantos para leitura. Tudo isso parece impensável para o padrão brasileiro e de muitos outros países. O problema, talvez seja a falta de conhecimento sobre mudanças simples e que podem acabar por ter efeitos incríveis sobre a motivação dos funcionários e sobre os lucros das empresas. Talvez, no futuro, essa realidade também esteja presente por aqui. É pagar para ver.

google-9-escorrega-300x179

————————————————————————————————-

O Tiago pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

2 pensamentos sobre “* Inovação no ambiente de trabalho *

  1. A Google além de permitir o lazer dos trabalhadores, estimular a criatividade, usar de ambientes restauradores entre uma série de outras estratégias, também possui um horário flexível de modo que cada um consiga aliar o trabalho às suas necessidades diárias, como se percebe nesse vídeo:

  2. A Google realmente é um ótimo exemplo de como o ambiente de trabalho pode ser descontraído sem haver queda no rendimento. Esse ambiente mais “informal” com certeza motiva mais as pessoas a ir trabalhar. Até no caso da licença maternidade, que deveria ser algo comum e usual, sabemos que algumas empresas não respeitam. Enfim, definitivamente é um ambiente em que eu gostaria de trabalhar, com metas pra atingir, mas com um ambiente relaxado para estar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s