populações especiais - idosos

* Idosos no mercado de trabalho: experiência e socialização *

Há quem sonhe com a aposentadoria desde o início da carreira, propagando o famoso “Ah, quando eu me aposentar terei tempo para isso!” por todos os lados. Mas quando chega o tão sonhado momento a percepção do aposentado sobre sua carreira muda completamente.

Um grande número de idosos acaba voltando ao mercado de trabalho após a aposentadoria, a maioria (71,7%) com mais de 60 anos ingressa no mercado informal – como indica a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais: uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira 2012, realizada pelo IBGE. Esse retorno pode ocorrer por necessidade de complementação da renda, que é reduzida após a aposentadoria, ou ainda pela necessidade de “voltar à ativa”, de manter um ritmo mais acelerado de vida que de ao idoso motivos para se sentir útil e ativamente integrado ao meio em que vive.

Imagem 4- post IDOSOS

Apesar da maioria ingressar no mercado informal, nos últimos anos as empresas têm contratado mais idosos. Segundo a consultoria de recursos humanos Hays 20% das empresas contratam esse grupo, principalmente para cargos técnicos (75%), pois são pessoas qualificadas que, além de conhecerem o trabalho com propriedade pela vasta experiência no campo são uma mão de obra mais barata e, por que não, mais maduros para compor equipes de diretoria (33%) e gerência (28%).

O retorno ao mercado de trabalho é importante também por proporcionar ao idoso a convivência social. Segundo o estudo sobre qualidade de vida de idosos desenvolvido por Dan Buettner nas Blue Zones ( comunidades ao redor do mundo em que os idosos vivem com vigor até idades elevadas) ter redes sociais amplas, além da família, é o fator principal que mantem essas pessoas saudáveis, seguidos de hábitos relacionadas a alimentação e atividades físicas ( mais informações em http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/dan_buettner_how_to_live_to_be_100.html ).

Por essa socialização benéfica que leva muitos ao mercado de trabalho os idosos também têm sido selecionados para cargos de atendimento e recepção- que exigem uma relação direta com os clientes- pois tendem a ser mais simpáticos e lidar melhor com situações adversas por sua maturidade.

Imagem 2- post IDOSOS

Voltando à ativa o poder de consumo desse grupo passa a crescer. Atualmente tem chegado ao Brasil empresas voltadas para este grupo, como a Right at Home que chegou ao país em 2011 e oferece os serviços de cuidadores especializados, que podem até acompanhar o cliente em seu trabalho, apresentando-se como assessores ou motoristas; claro que esse tipo de qualificação tem um custo alto (cerca deR$ 5 mil mensais) tornando o serviço menos inacessível para a maioria .

Com o aumento da população idosa no país, e a tendência a continuar aumentando nos próximos anos surgem também empreendimentos regionais, como o projeto Age que oferece cursos de dança, palestras culturais e ginástica a seus associados a preços mais acessíveis (cerca de R$ 300,00 mensais).

A volta dos mais experientes ao mercado de trabalho é também um reflexo da mudança de valores da sociedade que, pouco a pouco, vai incluindo grupos esquecidos (como idosos e portadores de necessidades especiais) em sua dinâmica, garantindo, ainda minimamente, alguns direitos destes.

Imagem 5- post IDOSOS

—————————————————————————————————————————————————-

A Veruska pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

5 pensamentos sobre “* Idosos no mercado de trabalho: experiência e socialização *

    • Olá Eli! Bem-vindo. Fico feliz que tenha gostado. Como todo material da web você pode citar o nosso blog sim, basta que nos coloque na lista de referências do seu livro. Esse é um tema muito importante que precisa de divulgação então desejo um bom trabalho para você!

  1. achei muito interessante a preocupaçao e divulgação sobre o idoso, porque sou uma dela,, estou muito feliz de ser idosa. Nos dias atuais o idoso após o estatuto , está menos descriminado não sendo chamado de velhos, sim uma pessoa com previlégio e abençoado por Deus de ter a idade mais avançada, com espirito jovem, porque o espirito não envelhece.Parabéns para nós de idade avançada e espírito jovem, cada vez mais jovem dado por nosso criador.Obrigada meu Deus por esta rica benção.

  2. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)

    1 – Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 – Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado… Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 – Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos… Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 – Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 – Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 – Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 – Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 – Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 – Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho… prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 – A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 – Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 – Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    13 – Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

    14 – Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

    15 – Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

    16 – Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei… Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

    17 – Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados…

    18 – Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

    19 – Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

    20 – A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

    Extraído do livro Educação-a força mágica de Ivone Boechat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s