novas fronteiras da psicologia ambiental

* O futuro com a Realidade Aumentada *

Visão do futuro com a Realidade aumentada, de Keiichi Matsuda

Com o rápido avanço da tecnologia, muitas novas experiências e inovações estão se tornando possíveis. Uma delas é a Realidade Aumentada (RA).

Resumidamente, a RA é um ambiente que integra tanto a realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. As aplicações disso são ilimitadas, desde jogos, componentes e aplicativos de celulares, bioengenharia, física, geologia, entre outros. Uma das principais novidades na RA é que o sistema de interação deixa de ser simplesmente a de pessoa-monitor, e passa a ser o espaço e os objetos a sua volta, o ambiente como um todo.

Seguindo essa linha de desenvolvimento tecnológico, uma das novidades já para esse ano é o Google Glass, os óculos inteligentes. O aparelho tira fotos, filma, faz buscas, ligações, mostra localização e mapas, aceita comandos de voz, entre outras aplicações.

imagem do vídeo filmado pelo Google Glass

imagem do vídeo filmado pelo Google Glass

A partir de experiências como estas, Keiichi Matsuda, Eran May-raz e Daniel Lazo criaram vídeos demonstrando suas visões sobre como a Realidade Aumentada estará cada vez mais presente em nossas vidas, e como isso nos afetará.

Os vídeos abaixo mostram bem como tudo isso mudará nossas relações e percepções. Por exemplo, em um encontro com alguém pouco conhecido, em que você já sabe de muita coisa por ter visto no “perfil” da pessoa, utilizando aplicativos que avaliam o percentual de conquista, sugerem ações, interpretam linguagem corporal, etc. No final, o vídeo ainda sugere a possibilidade de invadir a “mente da pessoa”, como se invade computadores hoje em dia por vírus, malwares, ou simplesmente através de conhecimentos mais avançados de computação.     Além disso, entram questões de overload de informações, devido à quantidade de informações a mais que nossas mentes terão contato diário.

Como serão nossas vidas, na visão de Eran May-raz e Daniel Lazo

Vendo esses vídeos surge a questão: até que ponto essas novas possibilidades serão positivas para nós? De que maneira isso afetará nossas relações interpessoais e nossas próprias interações com o ambiente ao redor? Ao que tudo indica, a medida que a tecnologia se desenvolve e torna nossas vidas mais cômodas, mais nos tornamos dependentes dela. Seja como for, é uma realidade que está cada vez mais próxima de se concretizar, ao ponto de não se ter dúvida de muito do que é mostrado nos vídeos é realmente possível.

 
Links:
O Google Glass e seu vídeo conceito:
http://www.googleglass.com.br/google-glass-oculos-realidade-aumentada-faz-ligacoes-compartilhar-video-fotos-aceita-comandos-de-voz/

 

Vídeo tirado pelo protótipo do Google Glass:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=v1uyQZNg2vE#!

 

“Sight”, de Eran May-raz e Daniel Lazo:

http://vimeo.com/46304267#

 

“Augmented (hyper)reality” e “Augmented City 3D”, de Keiichi Matsuda:

http://vimeo.com/14533403#

http://vimeo.com/14294054

————————————————————————————————-

O Kenji pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

3 pensamentos sobre “* O futuro com a Realidade Aumentada *

  1. Não tem como dizer que uma possibilidade como essas não alteraria a nossa relação com o ambiente. Chega a ser estranho ver, no vídeo “Sight”, tantos espaços vazios na casa e ao mesmo tempo um campo visual saturado de informações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s