sustentabilidade

* A importância de comunidades auto sustentáveis para o planeta *

As comunidades auto sustentáveis, comunidades que se sustentam quase ou completamente sozinhas, são formadas por pessoas que possuem os mesmos ideais, norteadores da permacultura: preservar a natureza e fugir do sistema capitalista. Esses dois ideais andam juntos, já que a busca desenfreada por lucro sempre foi e sempre vai ser gerada pelo egoísmo, e nesse caso um egoísmo incoerente, pois até as pessoas mais ricas da humanidade não conseguem sobreviver sem o seu habitat, o planeta Terra. Além disso, vivemos em um mundo que estimula o egoísmo e desestimula a vida comunitária, o amor pelo que é de todos e não simplesmente pelo que é individual. Desta forma, uma das principais metas das comunidades auto sustentáveis é viver uma vida em harmonia com outros seres humanos e a natureza, viver em comunidade com todos.

Princípios da Permacultura. Fonte: http://opabrasil.blogspot.com.br/p/permacultura.html

Princípios da Permacultura. Fonte: http://opabrasil.blogspot.com.br/p/permacultura.html

Outro fator importante para o ideal de criação de comunidades que se sustentam de forma mais independente possível desse sistema são as bases onde o sistema capitalista se apoia. Para que ele possa existir do jeito que é, é necessária uma dose altíssima de crueldade, tanto com pessoas de realidades desfavorecidas quanto com a natureza e tudo que ela engloba. Está é a realidade escondida pela mídia, que fechamos os nossos olhos simplesmente por ela gerar um grande mal estar.  Praticamente todos os itens tecnológicos e modernos que aprendemos que são essenciais para a nossa sobrevivência carregam consigo trabalho escravo e destruição do meio ambiente.

Viver em uma comunidade auto sustentável é ter o total controle de onde e como tudo que você utiliza é gerado. É plantar o algodão e costurar a própria roupa, construir a própria casa com materiais naturais, plantar o próprio alimento. É ter contato direto com as suas demandas e resíduos. É poder ativamente e efetivamente preservar o meio ambiente. É se libertar das amarras.

————————————————————————————————-

A Gabriela pensa assim. E você? Participe!

Anúncios

Um pensamento sobre “* A importância de comunidades auto sustentáveis para o planeta *

  1. Hoje mais do que nunca estou convencido de que podemos viver muito bem, sem a submissão aos modelos político-econômicos estabelecidos, que não se preocupam com o futuro do planeta, com qualquer forma de vida e principalmente com nossas próximas gerações. Estou a procura de um lugar como esse, para poder colocar em prática tudo aquilo que aprendi durante minha vida e que sempre foi motivo de zombaria dos parentes e amigos, que veem pessoas como eu ou como vocês… como lunáticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s