Cronograma

O cronograma está sujeito à modificação e atualização ao longo do semestre sem aviso prévio. Recomenda-se uma consulta semanal.

ENCONTROS

DATA ATIVIDADES
01 30.10.12 Apresentação da disciplina e programa
02 1.11.12
  • Origem e princípios da psicologia ambiental
  •  entregar texto breve 1
03 6.11.12
04 8.11.12
  • Impacto e áreas de atuação da psicologia ambiental
  • ler texto Making a difference:some ways environmental psychology has improved the world disponível na Xerox.
05 13.11.12
  • Orientação sobre o trabalho final em sala de aula
  • escolha de tema e grupo
  • distribuição dos Posts para o blog
15.11.12  FERIADO. Proclamação da República
06 20.11.12
  • Métodos em psicologia ambiental
  • ler texto A abordagem multimétodos em Estudos Pessoa-ambiente: características, definições e Implicações disponível na BCE ou na página de leituras
07 22.11.12
  • Métodos – continuação
  • Post
  • entregar texto breve 2 (tema)
08 27.11.12
09 29.11.12
  • Teorias – continuação
  • Post
10 4.12.12 Tempo reservado para trabalho de campo
11 6.12.12
  • Cidades – Brasília
  • Post 
  • entregar texto breve 3 (métodos)
  • ler Relatório do Plano Piloto, disponível na página de leituras
12 11.12.12
  • Processos básicos em psicologia ambiental
  • ler capítulo 21, Percepção ambiental, do livro Temas Básicos em Psicologia Ambiental, disponível na reserva da BCE
13 13.12.12
  • Processos básicos em psicologia ambiental
  • Post 
  • entregar texto breve 4 (instrumentos)
  • ler capítulo 4, Apego ao lugar, do livro Temas Básicos em Psicologia Ambiental, disponível na reserva da BCE
14 18.12.12
  • Espaço pessoal, territorialidade
  • Orientação sobre o trabalho em sala de aula
  • ler capítulos 3 (invasão espacial), 4 (em defesa do isolamento) e 5 (comportamento espacial) do livro Espaço pessoal disponível na Xerox
15 20.12.12 Tempo reservado para trabalho de campo
3.01.13 Férias de fim de ano
16 8.01.13
17 10.01.13
18 15.01.13 Tempo reservado para trabalho de campo
19 17.01.13
20 22.01.13
  • Planos de contingência – eventos e desastres
  • Ler capítulo 33 The History and Future of Disaster Research do Handbook of Environmental Psychology (Bechtel e Churchman) disponível na página de leituras
  • Ler texto sobre modelo da gravata borboleta: Bow tie model, disponível na página de leituras
21 24.01.13
  • Tempo reservado para trabalho de campo
  • Post
22 29.01.13
  • Populações especiais e ambientes específicos – doentes e hospitais
  • Ler texto The effect of environmental design on reducing nursing errors and increasing efficiency in acute care settings: a review and analysis of the literature disponível na página de leituras
23 31.01.13
  • Populações especiais e ambientes específicos – crianças, escolas e parques
  • Ler capítulo 24 Children’s Environment do Handbook of Environmental Psychology (Bechtel e Churchman) disponível na página de leituras
  • Post
  • entregar texto breve 5
24 5.02.13
  • Populações especiais e ambientes específicos – trabalho
  • Ler capítulo 29 Work Environments do Handbook of Environmental Psychology (Bechtel e Churchman) disponível na página de leituras
  • Orientação do trabalho em sala de aula
25 7.02.13
  • Populações especiais e ambientes específicos – idosos
  • ler “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” seções 5 (espaços abertos e prédios), 6 (transporte) e 7 (moradia). Disponível aqui: http://www.who.int/ageing/GuiaAFCPortuguese.pdf
  • Post
12.02.13 FERIADO. Carnaval.
26 14.02.13 Tempo reservado para trabalho de campoEntrega do script do documentário
27 19.02.13
  • CPTED
  • Ler Creating Defensible Space disponível aqui: http://www.huduser.org/publications/pdf/def.pdf
  • Orientações de design
  • entregar texto breve 6
28 21.02.13
  • Novas fronteiras da psicologia ambiental
  • Links com outras áreas
  • Post
  • Ler capítulo 42, On to Mars! do Handbook of Environmental Psychology, do Bechtel e Churchman, disponível na página de leituras
29           26.02.13
  • Arte de rua
30 28.02.13
  • Sustentabilidade
  • ler capítulo 34, The challenge of increasing proenvironment behavior do Handbook of Environmental Psychology, do Bechtel e Churchman, disponível na página de leituras
  • Ver vídeos da série Cidades e Soluções
  • Post
31 5.03.13
  • Apresentação do trabalho final – documentários
  • Entrega dos trabalhos finais – artigos
32 7.03.13 Aula síntese– texto breve final
As faltas às aulas deverão ser administradas pelo aluno, dentro da margem de 25% prevista pelo MEC.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s