Plano da disciplina

                                       UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB

                                                           PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO:

Nível: graduação Código: 12.5130
Disciplina: Psicologia Ambiental Semestre/Ano: 02/2012
Créditos: 04-00-04 Carga horária: 60
  Horário:Terças e Quintas 16:10 – 17:50Sala: AT 127/7 no ICC Sul
PROFESSORES:Hartmut Gunther – atendimento a combinar  hartmut.gunther@me.com Elisa Reifschneider – atendimento a combinar  psiambiental2012@gmail.com

EMENTA:

Evolução histórica e contexto cultural da psicologia ambiental. Problemas e métodos em Psicologia Ambiental. Percepção ambiental. Comportamento Espacial. Experiência Urbana. Ambientes Naturais. Ecologia. Desenho Urbano.

OBJETIVOS:

O aluno deverá ser capaz de descrever os conceitos e teorias da área da Psicologia Ambiental. Reconhecer a relação entre ambiente e comportamento, a partir desses conceitos. Realizar uma pesquisa utilizando conceitos e métodos aplicados à área. Elaborar um relatório de pesquisa, de acordo com critérios científicos.

AVALIAÇÃO:

Atividade 1 (20 % da nota) — Blog. Tarefa individual.Endereço do blog: https://umaoutracidade.wordpress.com/Cada aluno alternará entre 4 funções: escrita, resposta, complementação e síntese.Escrita – escrever um post para o blog da turma sobre tema a ser designado. O post deve consistir na articulação da matéria dada em sala, com o texto referente à matéria e com alguma observação da vida cotidiana. Mínimo 3 posts no semestre. A falha na entrega do post no dia e horário designado, para o email da professora, leva à perda de 1 ponto na média final.

Resposta – escrever e postar um comentário ao post da semana. Mínimo de 2 comentários no semestre.

Complementação – postar comentário com links para conteúdos ou materiais de suplementação: vídeo, matéria de revista, post de outro blog ou site e similares. Mínimo de 3 complementações no semestre.

Síntese – escrever no mínimo 200 palavras sobre sua impressão do post principal, comentários que se seguiram e complementações ofertadas. Mandar por email. Mínimo 1 no semestre.

Atividade 2 (20 % da nota) — apresentação da pesquisa em formato de documentário (vídeo). Tarefa em grupo. Aula # 31

Atividade 3 (40 % da nota) — apresentação da pesquisa em forma de artigo segundo os padrões exigidos pela revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Tarefa em grupo. A nota desta tarefa basear-se-á tanto em aspectos formais (i. é, de ter seguido ou não as normas de publicação), quanto substanciais. Você deve seguir as instruções para autores dessa revista. A página da revista oferece as normas para publicação.
O projeto de pesquisa é um elemento essencial desta disciplina. Na escolha de um possível tema, você deve pensar em termos de duas vertentes:

(a) no seu ambiente cotidiano – sua casa, a trajetória entre a sua casa e o seu local de estudo (isto é, a UnB), o seu local de estudo, o local onde trabalha (se for o caso), o local de lazer e divertimento; outros lugares importantes para sua vida em Brasília;
(b) em pessoas que você conhece – membros da sua família, seus amigos, seus colegas, os “estranhos familiares”.
Em outras palavras, o seu tema terá de tratar da relaçao recíproca, da interação, entre algum ambiente e algumas pessoas. Desta maneira, cruzando estas duas vertentes, podem surgir temas tais como, por exemplo: * experiências de passageiros no transporte público, * ambientes de lazer na UnB; * combinando estudo e trabalho – uma questão de mobilidade e manejo de tempo; * lugares seguros e ameaçadoras nas quadras da Asa Norte; * oportunidades de lazer para jovens do DF; * onde os idosos encontram os seus amigos; e muitos outros.

Atividade 4 – Textos Breves e relatos em sala  (20 % da nota) — preparação de sete textos breves, conforme orientação abaixo e relato oral da coleta e análise dos dados, em sala. Os textos breves são indispensáveis para o desenvolvimento das atividades 2 e 3.

A participação em todas as atividades é obrigatória, o não cumprimento desse critério implica na menção “SR”.

ORIENTAÇÃO PARA ENTREGA DAS ATIVIDADES RELATIVAS AO BLOG:

Os posts de blog deverão ser entregues para o email psiambiental2012@gmail.comaté 12:00 da sexta-feira da semana em questão (para quem está com a função de escrita na semana). Para quem está com a função de comentários e complementação estes deverão ser feitos no site do blog até 12:00 da terça-feira seguinte, assim como na quinta-feira deve ser entregue a síntese, por email, para quem ficou responsável por essa parte. Na sexta que se segue há uma nova leva de posts e o processo começa novamente.Exemplo:

Segunda 19/11 Terça20/11 Quarta21/11 Quinta22/11 Sexta23/11 Sábado 24/11 Domingo 25/11
Aula A Aula B Por email post da aula A ou B
Segunda26/11 Terça27/11 Quarta28/11 Quinta29/11 Sexta30/11 Sábado01 /12 Domingo 02/12
Aula CComentários e complementações do post da sexta dia 23 Aula DSíntese por email do post e respostas obtidas Por email post da aula C ou D

A linguagem utilizada pode ser informal, mas não deve conter: abreviações de internet, linguagem obscena, conteúdo discriminatório.

ORIENTAÇÃO PARA OS TEXTOS BREVES:

Todos os textos breves devem seguir o formato especificado aqui.Textos individuais:

  • Texto breve 1 – O que espero da disciplina de psicologia ambiental. Deve ser impresso e entregue na manhã da segunda aula.
  • Texto breve 7 – O que aprendi nessa disciplina. Deve ser impresso e entregue na última aula.

Textos em grupo (1 por grupo de pesquisa):

  • Texto breve 2 – o grupo deve relatar o tema de pesquisa que escolheu, justificando a sua escolha, e definindo as variáveis principais da pesquisa. Para tanto, convém conversar antes com a professora sobre seu tema. Enviar na manhã da aula 05.
  • Texto breve 3 – o grupo deve relatar a sua reflexão sobre possíveis métodos, definindo o método a ser utilizado nos seus estudos. Enviar na manhã da aula 11.
  • Texto breve 4-  o grupo deve relatar a instrumentação que pretende utilizar na sua pesquisa empírica. Enviar na manhã da aula 13.
  • Texto breve 5 – o grupo deve relatar a sua experiência com a coleta dos dados. Espera-se que o grupo esteja bem adiantado na coleta dos dados. Enviar na manhã da aula 23.
  • Texto breve 6 – o grupo deve relatar como analisou os dados. Espera-se que o grupo esteja bem adiantado ou até tenha terminado a análise de dados. Enviar na manhã da aula 27.

Caso não tenha completado a tarefa de alguma fase até o dia especificado, o grupo deve preparar um texto breve preliminar no qual relata o que conseguiu, isto é, sua experiência até aquele momento, quais os fatores que impediram ao grupo completar a tarefa na data especificada e até quando e/ou como o grupo espera concluir esta fase do trabalho. Em outras palavras, nos dias especificados, o grupo deve enviar um texto breve, relatando a tarefa completa, ou descrevendo os motivos que interferiram na realização daquela fase da sua pesquisa. Quando completar a fase de pesquisa em questão, o grupo deverá enviar uma segunda versão daquele texto breve, atualizada e que trata da conclusão da tarefa.

BIBLIOGRAFIA:

Básica:  

  1. Pinheiro, J. Q. & Günther, H. (orgs.) (2008). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do psicólogo. Um exemplar deste livro está na reserva da BCE.
  2. Cavalcante, S. & Elali, G. A. (2011). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Editora Vozes. Um exemplar deste livro está na reserva da BCE.
  3. Günther, H. (2003). Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisa nas Ciências Sociais, vol 1. Brasília: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. Recuperado em 25 de outubro de 2012, de:

http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/2s2006/epistemico/01Questionario.pdf

  1. Günther, H. (2004) Como elaborar um relato de pesquisa. Série: Planejamento de pesquisa nas Ciências Sociais, vol 2. Brasília: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. Recuperado em 25 de outubro de 2012, de:

http://www.geologia.ufpr.br/graduacao/metodologia/preparrelatorios.pdf

  • Além destes, outros livros texto de psicologia ambiental podem ser utilizados para aprofundar os tópicos da disciplina.
  • Na eventualidade da disponibilização de capítulos de obras ainda não publicadas fica proibida a disseminação deste material.

Complementar:

  1. American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Autor.
  2. Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1979). Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP.
  3. Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
  4. Danna, M. F. & Matos, M. A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: EDICON.
  5. Figueiredo, L.C.M. (1998). Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes.
  6. Santos, B. (1998). Um discurso sobre as ciências. Porto Alegre: Afrontamento.

REFERÊNCIAS TEMÁTICAS ADICIONAIS PODEM SER ENCONTRADAS EM:

http://psiambiental.wordpress.com/bibliografia/bib-tematicas/

REFERÊNCIAS NA INTERNET:

Página do Laboratório de Psicologia Ambiental da UnB – www.psiambiental.wordpress.com

Ted Talks –  http://www.ted.com/talks   Coletânia de palestras

Academic earth –  http://www.academicearth.org/  Portal contendo palestras e cursos online

The cool hunter – www.thecoolhunter.net  Site de design, arquitetura, inovação

 

Atenção: Toda citação e paráfrase utilizada em trabalhos deve ser corretamente referenciada conforme normas da APA. Não serão aceitos trabalhos contendo plágio ou fraude acadêmica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s